O Municipio de Pitanga tem um dos mais organizados departamentos de Patrimônio, Frotas e Almoxarifado do estado do Paraná. Mesmo sendo um município com menos de 50 mil habitantes, o Governo Municipal faz questão de “manter a ordem” em sua estrutura e conjunto de Secretarias. No Departamento de Patrimônio, Frotas e Almoxarifado, tudo que é comprado de bens permanentes, deve passar pelo controle de Patrimonio, este emite relatório do balanço e mensalmente envia ao TC (Tribunal de Contas) através do SIM-AM (Sistema de Informação Municipal de Acompanhamento Mensal). O Departamento tem um comissão de recebimento, onde o fornecedor entrega o produto e a comissão confere item por item, desde o modelo especificado, quantidade, valor ,marca, só depois de conferido é enviado a nota para que a Contabilidade efetue o pagamento. Uma cópia da nota aprovada fica para a contabilidade e outra inclui no sistema de Patrimônio. Para Antonio Besusko Sobrinho, atualmente o Departamento serve como modelo de organização a outros municípios, ele fala que a matemática é perfeita, da de exemplo o setor de Frotas no controle de combustível, quando a Secretaria Municipal manda uma requisição solicitando o combustível, a comissão entra no sistema onde o veiculo já esta cadastrado para aquela Secretaria, ali estará constando a quilometragem e a quantidade de litros de combustível que já abasteceu, os números da quilometragem do diário de bordo de cada veículo com a quantidade de litros e valores que foram abastecidos são exatos. Besusko fala da importância de uma Administração rígida no município, o inventário de tudo que esta no físico deve estar no Patrimonio. Tudo que é comprado tem um documento oficial de termo de responsabilidade, e que é ali que ficamos sabendo sobre bens imóveis e móveis, o TC exige cadastramento dos terrenos, edificações e ruas do município. As ruas devem estar patrimoniadas para prestar contas das benfeitorias, como PAC, PAM, Cascalhamento e diversos outros Programas que o Municipio têm recebido do governo Federal e Estadual. Dentro do departamento de Almoxarifado é feito o estoque do material doado e comprado, e este controla para que seja produtos de boa qualidade, de acordo com o contrato. Como tem muita compra, o fornecedor tem que mandar exatamente o pedido para que a nota seja paga. O Controle de Estoque é feito em cada Secretaria responsável. Prefeito Altair José Zampier comenta sobre existência e eficiência do Departamento de Patrimônio, Frotas e Almoxarifado de Pitanga e convida empresários e interessados para que conheçam o espaço onde promove o recebimento, tombamento, identificação, cadastro, avaliação, reavaliação, incorporação, carga e descarga de bens patrimoniais, e parabeniza os funcionários responsáveis pelo Departamento. “O Municipio esta planejando a construção de um espaço físico próprio e mais adequado para um funcionamento mais eficaz do departamento de Patrimonio Frotas e Almoxarifado do município”. Zampier finaliza “Deixaremos um legado de planejamento organização e zelo pelos recursos públicos”. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitanga)
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