O tetracampeão começou sua carreira no Novorizontino, de Novo Horizonte (SP), passou por vários clubes, entre eles Internacional-RS e Botafogo-RJ, antes de partir para uma carreira na Europa, onde defendeu Bordeaux (FRA), Fiorentina (ITA) e Ajax (HOL). Após deixar a equipe holandesa e voltar ao Brasil, atuou no Atlético-MG, e passou ainda por São Paulo-SP, Portuguesa Santista, Santos-SP, onde também atuou como diretor das categorias de base, Shandong Luneng Taishan (CHI) e Al Arabi (Qatar).
Em sete anos defendendo a amarelinha, o atleta participou de 42 jogos e marcou seis gol. E foi em 1994, quando o Brasil enfrentava a seleção de Camarões pela primeira vez em Copas do Mundo. Na ocasião, vitória por 3 a 0. Um dos gols daquele triunfo brasileiro foi marcado pelo zagueiro. Curiosamente, sobre Joseph Bell, goleiro da seleção africana, que atuava no Saint Etienne (FRA) e sofria com o brasileiro no Bordeaux.
Além desse triunfo com a amarelinha, o zagueiro também esteve no elenco campeão da Copa Umbro de 1995 e da Copa América de 1997.
Márcio lembra de sua passagem pela seleção, segundo ele nunca havia passado pela sua cabeça jogar pela seleção brasileira. “Eu nunca imaginei que um dia ia jogar pela seleção, menos ainda que a primeira Copa que iria disputar seria campeão. Para mim foi uma coisa maravilhosa, até porque a seleção estava a 24 anos sem ganhar uma Copa do Mundo, não imaginava que ia jogar e quebrar esse jejum”, lembra.
O ex-jogador destaca também que historicamente o Brasil em todas as Copas do Mundo teve destaque de jogadores do meio para frente e nunca da zaga para trás e na copa de 1994 o destaque também foi para a zaga. “Até hoje fomos a defesa menos vazada em Copa do Mundo”, relembra com orgulho.
Atualmente afastado dos gramados, Márcio reside em Balneário Camboriú (SC), onde é empresário.
COPA DO MUNDO 2022
Márcio se diz confiante e acredita que o Brasil é o favorito este ano. “Fazendo uma avaliação de todas as seleções que estão na Copa deste ano, não tem nenhuma que está bem, a própria França que foi campeã está mal”, observa.
Outra observação feita por Márcio para esta Copa é sobre a posição do Neymar, segundo ele, nas copas anteriores o Neymar não jogava pela seleção, sempre deixava a equipe na mão devido seu individualismo. “Analisando o Neymar agora ele mudou de posição, está deixando os outros jogadores em condição de fazer gol, e isso é muito legal porque o nosso ataque está muito bem. Então acredito que o Brasil vai bem por isso, porque Neymar está trabalhando o grupo e isso me deixa bem confiante”.
*** Alencar Souza traz diariamente os principais destaques da região de Guarapuava, do Brasil e do Mundo. Seu blog é atualizado de hora em hora e deixa o público em geral sempre informado. O Blog Alencar Souza foi criado no ano de 2012 e apresenta elevados índices de crescimento, sendo um dos maiores portais de notícias da região centro-oeste do estado do Paraná. Informações, notícias, opiniões e serviços em um unico endereço. Jornalismo levado a sério, imparcial, ético e sempre atualizado. Com muita credibilidade, responsabilidade, seriedade, transparência, inovação e respeito pelos seus leitores. Esse é o Blog Alencar Souza!
ENTRE EM CONTATO: E-mail alencar77@hotmail.com - Whatsapp (42) 8868-7983 ***
|