De jogos escolares e amadores a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Esta é a trajetória do árbitro guarapuavano João Fabio Machado Brischiliari.
Ele começou em 2001, quando ainda tinha o "senso comum" sobre arbitragem, como o mesmo afirma, nos gramados do futebol amador de sua cidade. Em 2004, pela Liga de Futebol de Guarapuava (LFG) deu início a carreira que o levaria ao futebol profissional. "Sou muito grato ao China (seu primeiro professor) em me ensinar os primeiros passos", lembra Brischiliari.
No ano de 2007 começou a atuar como arbitro da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Dois anos mais tarde, faria o primeiro jogo na primeira divisão estadual, no confronto Iraty x Beltrão. De lá pra cá, foram muitos jogos no Estado, e também a nível nacional, em jogos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
"Devo ter mais de cem jogos a nível profissional no estado. Na CBF, desde 2015, já tenho mais de cinquenta jogos, inclusive da primeira divisão. Penso que todos os jogos são importantes. Já fiz jogo valendo vaga em série C e D, jogos de G4 e rebaixamento na série B", destaca.
JOGOS DE DESTAQUE
Entre os jogos que Brischiliari lembra com carinho estão a estreia no Campeonato Brasileiro em um jogo Bahia x Vasco; os clássicos Grêmio x Palmeiras; Corinthians x Cruzeiro; Santos x Flamengo; Corinthians x São Paulo e um Flamengo x São Paulo com o Maracanã lotado em 60 mil pessoas, todos atuando como assistente.
FUTEBOL ATUAL E TECNOLOGIA
Para Brischiliari, as mudanças recentes têm tornado o futebol mais dinâmico nos últimos anos, por isso é importante estar bem não só nos quesitos físico e técnico, mas mental.
"Para um árbitro de alto nível, quanto mais elevado forem os três pilares, melhor ele será. Se deixar de evoluir em um deles não se tornará altamente capacitado para um jogo com grandes equipes", afirma.
Em relação a tecnologia do VAR, ele afirma ser um benefício para o futebol e para quem precisa tomar a decisão nos lances. "O VAR é uma realidade que veio pra ficar, ele faz com que os resultados sejam mais legitimados, diminuindo os equívocos cometidos pelas nossas limitações humanas.
Os protocolos estão cada dia melhores e sua aplicação cada vez mais eficiente e rápida", opina.
RECADO PARA QUEM DESEJA SER ÁRBITRO
"Aos novos árbitros que desejam chegar ao topo eu lhes digo: Acreditem em vcs mesmos, sonhem, mas não deixem ficar apenas no sonho. Materializar através de treinos, estudos e acima de tudo, reconhecer seus erros e trabalhar para melhorar. No caminho encontrarão muitas barreiras, tenham força e empenho para superar. Não há atalhos, somos o que fazemos repetidamente. Não se compare com o outro, busque ser a cada dia melhor do que você mesmo. Aprenda a tirar coisas positivas de todas as situações e as use para evoluir. Conhecer o caminho é diferente de percorrer o mesmo. Não pensar no resultado final, mas sim, aproveitar e desfrutar cada passo da jornada", encerra Brischiliari.
|
*** Alencar Souza traz diariamente os principais destaques da região de Guarapuava, do Brasil e do Mundo. Seu blog é atualizado de hora em hora e deixa o público em geral sempre informado. O Blog Alencar Souza foi criado no ano de 2012 e apresenta elevados índices de crescimento, sendo um dos maiores portais de notícias da região centro-oeste do estado do Paraná. Informações, notícias, opiniões e serviços em um unico endereço. Jornalismo levado a sério, imparcial, ético e sempre atualizado. Com muita credibilidade, responsabilidade, seriedade, transparência, inovação e respeito pelos seus leitores. Esse é o Blog Alencar Souza!
ENTRE EM CONTATO: E-mail alencar77@hotmail.com - Whatsapp (42) 8868-7983 ***
|










