![]() |
Secretário de Saúde, Beto Preto, já sinalizou que a instituição poderá receber hospital de campanha mesmo antes de ser finalizada |
A deputada estadual Cristina Silvestri e o deputado estadual Estacho reforçaram, na terça-feira (31/03/20), um apelo da região central do Estado para a utilização imediata do Hospital Regional no combate ao novo coronavírus. Atualmente, o prédio está com cerca de 97% das obras concluídas e com alas já finalizadas, o que permitiria a utilização de parte da estrutura para o atendimento de doentes de Guarapuava e da região. Os parlamentares também sugeriram ao Governo do Estado o uso da estrutura do Centro de Especialidades, que já foi inaugurado, mas ainda não está ativo por falta de equipamentos. “Ambos os prédios facilitariam a instalação de hospitais de campanha, uma vez que suas estruturas físicas são totalmente preparadas para as necessidades da saúde, sendo necessária apenas a instalação dos equipamentos adequados e dos leitos de UTIs”. Sobre o tema, o secretário de estado de saúde, Beto Preto, falou que a pasta, junto a Paraná Edificações, já está analisando o quadro de Guarapuava e de outros municípios estratégicos para, em caso de agravamento da situação, o Estado utilizar as estruturas dos hospitais. “Nós queremos fazer com que os hospitais de Telêmaco Borba, Guarapuava, Ivaiporã, que estão no final da construção, que possam ser colocados, de repente uma área deles, já a disposição. Trabalhar dentro destes prédios com hospitais de campanha. Nós já estamos trabalhando para montar as estruturas e ficar na retaguarda da ampliação do número de casos”, explicou o secretário.
OUTRAS DEMANDAS
Na semana passada, Cristina Silvestri já havia solicitado ao Governo do Estado a instalação de 10 novos leitos de UTIs para o Hospital São Vicente de Paulo e 19 novos leitos para o Instituto Virmond frente ao crescimento do número de casos suspeitos da doença na cidade. A parlamentar também solicitou à Secretaria de Saúde mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente no combate. Outra ação da deputada, realizada na segunda-feira (30), foi a de solicitar ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) a habilitação do Laboratório de Análises Clínicas do curso de Farmácia da Unicentro para que possa usar sua estrutura e equipamentos na realização de testes. Hoje, se habilitada, a instituição tem capacidade para realizar 100 exames diários. “Os especialistas preveem um aumento no número de casos confirmados nestas próximas semanas, então estamos trabalhando junto ao governo para evitar um impacto negativo maior na vida das pessoas”, frisou Cristina.